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1. O que é marca?

Marcar é um ativo que não se pode tocar, mas que pode ser percebido visualmente, sendo um sinal distintivo para a identificação e diferenciação de produtos e serviços. Segundo o ordenamento jurídico brasileiro, podem ser registrados como marca todos os sinais distintivos visualmente perceptíveis, salvo aqueles proibidos pela própria legislação, de acordo com o art, 122 da Lei nº 9.279/96, conhecida também como Lei da Propriedade Industrial.

1.1 Para o que serve uma marca?

A marca desempenha duas principais funções: 1) Identificação, e 2) Impedir confusão. A primeira refere-se a de identificar a origem, diferenciando os produtos e serviços de outros semelhantes e, até mesmo, idênticos, com o objetivo de assegurar a exclusividade da exploração e do uso por aqueles que obtiveram o registro. Já a segunda, diz respeito sobre afastar o risco de associação e, inclusive, de confusão dos usuários ao consumirem produtos e serviços idênticos.

Dessa maneira, observamos que a marca ao estar devidamente registrada confere ao seu proprietário a garantia do direito de uso exclusivo em seu ramo de atividade econômica no território nacional. Além disso, a capacidade de oferecer uma identidade perceptível pelo consumidor, proporciona uma agregação de valor aos produtos e serviços, uma vez que a marca mostra-se como um elemento essencial para a comercialização e através dela pode ser fixado uma base para a criação de imagem e reputação de uma linha de produtos e serviços no mercado.

A marca para uma empresa é tão importante, que há na legislação as marcas notórias. Estas são um dos tipos de marcas presentes no Manual de Marcas do INPI, que recebem proteção especial mesmo se não houver registro no Brasil, logo é aplicado a elas uma exceção do princípio da territorialidade, uma vez que são entendidas como internacionalmente notáveis em seu mercado. Como exemplo de marcas notórias, podemos citar: Coca-Cola, Mcdonald’s, Barbie, Faber-Castell, O Boticário, Havaianas, Fusca, Skol, , Bis, Bic e Omo.

1.2 Como registrar uma marca?

Como demonstrado, a marca é um bem muito importante para a atividade empresarial, pois por meio dela pode-se assegurar uma identidade e direito de uso exclusivo de determinados produtos e serviços. Porém, como registrar uma marca? O processo de registro é realizado através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), iniciado com o preenchimento do formulário de pedido de registro de marca, o qual deve ser entregue juntamente com o arquivo de imagem e procuração. Atualmente, o processo de registro pode ser realizado tanto em papel como online, pela internet.

Para se aprofundar um pouco mais nas disposições de registro de marca, acesse esse artigo da EJUR.

2. Valor do negócio empresarial

Sabe-se que a marca por ser um elemento essencial para a comercialização, podendo assim agregar valor aos produtos e serviços de determinada atividade econômica, é correto afirmar que, por meio dela, nós também podemos aumentar o valor do negócio empresarial, mas o que é valor do negócio empresarial?

De maneira geral, o valor do negócio é definido pela soma de todos os elementos tangíveis e intangíveis que compõem a atividade empresarial. Dentre os elementos tangíveis estão inclusos o patrimônio líquido, os ativos monetários, os acessórios, os equipamentos e os serviços públicos. Já dentre os elementos intangíveis estão inclusos o reconhecimento, a boa vontade, os benefícios públicos, até mesmo, o conhecimento dos seus funcionários e, claro, as marcas registradas. Portanto, de modo simples, o valor do negócio empresarial é os valores monetários e não monetário de uma empresa. 

Há diversas maneiras de se medir o valor do negócio, uma vez que a natureza deste é subjetiva. Contudo, fatores como receita, lucratividade, proporção de venda cruzada, quota de mercado, lealdade do consumidor, satisfação do cliente, compartilhamento de carteira e reconhecimento da marca podem ser elementos utilizados para determinar o valor comercial de uma empresa. Observe que novamente a marca encontra-se como um fator essencial do negócio.

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3. Como fortalecer sua marca

3.1 O que é valor de marca?

Antes de apresentar algumas formas para o fortalecimento de uma marca, é importante saber o que é valor de marca e como este é calculado. Valor de marca ou, em inglês, Brand Equity, consiste em um modelo utilizado a fim de determinar a presença de uma marca no mercado, ou seja, como o mercado e os consumidores veem sua empresa, usando como suporte os seus ativos financeiros e o reconhecimento da marca. 

Quanto ao cálculo do valor da marca, uma das maneiras de calcular é por meio do modelo Aaker, o qual leva em consideração quatro características da marca no momento da análise. Porém, quais são essas características? As quatro características são: 1) Qualidade percebida; 2) Lealdade do público; 3) Associações com a marca; e 4) Reconhecimento de marca.

Para saber mais sobre valor de marca, acesse o link.

3.2 Formas de agregar valor à marca

São diversas formas e passos que podem favorecer no fortalecimento da marca. Contudo, para atingir esse objetivo é de suma importância ter em mente que as frentes de marketing, produto, atendimento e vendas devem estar alinhadas. Entre as estratégias é recomendado: 1) Identidade visual; 2) Público-alvo definido; 3) Comunicação efetiva; e 4) Experiência positiva.

Para uma boa identidade visual, é necessário o desenvolvimento de uma imagem criativa e consistente, isto é, construir uma marca autêntica, em que as cores, fontes, logotipos e, até mesmo o tom de voz utilizado em propagandas, são elementos que devem estar coerentes com a imagem da marca que se quer passar. Além disso, sabemos que no mercado consumidor, muitas vezes, a primeira impressão gerada tem grande influência.

Em empreendimentos é crucial saber quem é seu público-alvo. Ter o conhecimento do perfil do seu consumidor é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais efetivas, de modo que compreender as necessidades e a forma que o consumidor vê seus produtos e serviços, facilita no aperfeiçoamento de soluções mais assertivas. Assim, ter a consciência do público-alvo é fundamental para o negócio empresarial.

Não é de se estranhar que as grandes marcas sempre tentam manter o contato com seus clientes, isso porque a maneira em que a marca dialoga com seus consumidores irá influenciar no seu valor, com isso vemos que a comunicação efetiva é uma ferramenta essencial para o fortalecimento de uma marca. A produção de conteúdos relevantes, seja por meio das redes sociais, blog, televisão, entre outros, é uma forma de chamar a atenção de seu público, de divulgar a sua marca, produtos e serviços, além de manter uma relação de comunicação com o mercado.

Por fim, mas não menos importante, é preciso focar também na experiência do cliente. Durante a experiência do consumidor com seu produto e serviço é necessário que tenha um contato positivo, ou seja, através de um bom atendimento, facilidade para encontrar informações, sensação de segurança em relação à empresa, entre outros comportamentos que se pode ter, é fundamental oferecer a melhor experiência possível. É verdade que as pessoas se apegam a negócios que as fazem se sentir compreendidas e bem, assim, ao entregar um produto e serviço focado em uma experiência positiva, aumenta as chances de construção de uma identidade positiva no mercado e, por consequência, em um fortalecimento de sua marca e negócio.

4. Como a assessoria jurídica pode auxiliar

Como demonstrado, a marca é um ativo de extrema importância para uma atividade empresarial, uma vez que por meio dela pode-se estabelecer uma identidade, comunicação efetiva com o mercado e os consumidores e facilitar a comercialização de produtos e serviços, além de através do fortalecimento da marca, pode-se agregar valor ao seu negócio empresarial.

Não distante a isso, a assessoria jurídica apresenta-se de suma importância, a fim de assegurar a conformidade dos trâmites legais e extrajudiciais para o registro de sua marca, além da assessoria possuir um caráter de prevenção, a fim de ajudar a sua empresa a prevenir de possíveis danos, aspecto fundamental para uma maior segurança e proteção da sua marca e empresa.

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A EJUR está sempre à disposição para atender você e seu negócio!

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