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O registro de marca é indispensável para a proteção de seu negócio. Mas, isso não é uma novidade, pois é possível enumerar diversos casos em que a falta de registro ocasionou consequências negativas para um empreendimento – como a perda de todo o investimento acumulado! Como já destacado em outro post, Flávio Augusto, renomado empreendedor brasileiro, vivenciou, em sua trajetória no mundo empresarial, os riscos (e as consequências) de abrir uma empresa e registrá-la apenas na Junta Comercial. No entanto, o caso a ser abordado é ainda mais notável, já que envolve uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple.

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Como tudo começou…

A história teve início em julho de 2012, quando dois empreendedores italianos, Giacomo e Vincenzo Barbato, decidiram registrar a marca Steve Jobs, nome do fundador da Apple. Como a marca não havia sido registrada previamente, não há dúvidas de que esta pertence, de fato, aos irmãos. Segundo notícia da BBC Brasil, a European Union Intellectual Property Office (EUIPO), o instituto da propriedade intelectual da União Europeia, concorda com os empreendedores napolitanos, tanto que lhes deu razão no processo judicial que enfrentaram e ganharam contra os gigantes da Califórnia. Apesar das disputas quanto à semelhança entre os logos, a Justiça foi favorável aos irmãos, uma vez reconhecido que os logos coincidiam em aspectos irrelevantes.

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As inevitáveis consequências

Além do processo caro e longo – afinal, foi concluído apenas em 2014 após a Apple perder em primeira instância e decidir não ir adiante – há os danos para a imagem da grande empresa tecnológica, somados ao surgimento de um novo concorrente no mercado. A associação de Steve Jobs à marca Apple agora recebe mais uma associação – à própria marca registrada “Steve Jobs” – que pode confundir os fiéis consumidores. Não se pode deixar de destacar a possível perda de credibilidade da marca Apple ao competir com uma marca que leva o nome de seu próprio fundador. ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mesmo empreendimentos de grande renome ainda têm o que aprender com o mundo corporativo

A partir da experiência relatada é possível notar que mesmo um empreendimento com proporções como a Apple pode sofrer com as consequências da falta do registro de marca – de um nome com significativa associação a sua história. O processo e os danos poderiam ter sido evitados caso a empresa tivesse realizado o registro prévio, garantindo, assim, sua segurança. No entanto, a gigante da tecnologia, agora, deve conviver com a marca de mesmo nome de seu fundador. Quem imaginaria que um mero equívoco (a ausência do registro) ocasionaria consequências de tamanha proporção?

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Portanto, aprenda com uma das mais renomadas empresas do mundo e não deixe de proteger seu negócio previamente, pois quando menos se espera um imprevisto pode ocorrer. Mas, se você ainda não ficou convencido sobre a importância do registro de marca, conheça outros casos que irão, por fim, lhe convencer, como em: https://ejur.com.br/blog/descubra-com-flavio-augusto-da-wise-up-importancia-do-registro-de-marca/.

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