Muito se fala sobre a importância do registro de marca, mas pouco se sabe sobre marcas que poderiam ter perdido todo seu investimento e potencial sucesso em virtude da falta de registro. Assim, a história de Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de escolas linguísticas Wise Up, é a experiência ideal para compreensão dos benefícios do registro de marca.
⠀⠀⠀⠀⠀
Como tudo começou…
Flávio Augusto é hoje um dos mais respeitados empreendedores brasileiros. Poucos sabem, mas desde cedo ele aprendeu a importância de se registrar uma marca. Aos 23 anos, o empresário brasileiro fundou sua própria empresa, a Wise Up, sem o conhecimento da língua inglesa e com o capital de 20 mil reais no cheque especial. No entanto, o que poucos sabem é que a empresa foi criada, inicialmente, sob o nome de Winners e registrada apenas na Junta Comercial. Dessa forma, segundo relatado pelo próprio Flávio ao Nerdcast (podcast de maior audiência do Brasil), após dois meses de operação, a empresa recém criada recebeu uma notificação de um advogado, que alegava que já existia um curso de inglês nomeado Winners no Leblon. Com isso, Flávio Augusto recebeu um prazo para a troca de nome, sob pena de pagar multa diária caso tal prazo não fosse atendido.
Depois do ocorrido e com o conhecimento do registro pelo INPI, o empresário se viu em uma situação complicada: o material já havia sido feito com o nome inicial na capa e com a letra W marcada em suas páginas. Sem a possibilidade de investir mais dinheiro, a alternativa escolhida foi a troca apenas das capas e a criação de um novo nome iniciado por W, de forma a não perder o investimento nos materiais. Eis que surge a Wise Up! Hoje, Flávio Augusto também é dono do Orlando City, clube de futebol dos Estados Unidos e levou o time para a elite do futebol norte-americano. Em 2016, Flávio foi eleito um dos 10 líderes que mais inspiraram jovens no Brasil. E também foi eleito como o melhor educador de empreendedorismo do país pela Arata Academy.
⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Então, o que se pode apreender (e empreender!) a partir da experiência do fundador da rede Wise Up?
A partir da experiência em questão é possível notar que uma marca, hoje, considerada de sucesso, ficou na iminência de ter seu potencial corrompido, pois já havia outra empresa, exercendo serviços de mesma natureza, com o nome de marca igual. Entretanto, por intermédio de uma ideia “inovadora”, Flávio Augusto conseguiu contornar a situação – a qual poderia ter sido evitada com o registro prévio pelo INPI e não somente na Junta Comercial. Para dar dimensão ao sucesso da rede de escolas Wise Up: a empresa foi vendida para a Abril Educação por R$ 1 bilhão, em 2013, e comprada novamente, em 2015, por R$ 390 milhões. A Wise Up planeja fechar o ano com receita de R$ 400 milhões, 320 unidades e 70 mil alunos. Ainda, atualmente, a rede possui 280 unidades.
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Portanto, aprenda com a trajetória do líder empreendedor e não espere para ver seu negócio em situação de risco! O equívoco do registro apenas na Junta Comercial é mais comum do que você imagina, assim como muitos outros erros. Logo, não perca tempo (ou o seu empreendimento) e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o registro de sua marca.