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Introdução

Na era da Internet, da Web e da Revolução Industrial 4.0, não tem como se falar em inovação fora do ambiente on-line. As empresas precisam, têm a necessidade de se engajar com as redes de seus clientes e descobrir suas necessidades e desejos, fazendo com que os seus dados sejam convertidos em ativos, transformando-os em informações extremamente valiosas.  

Além disso, a constante atenção na adaptação das propostas on-line deve ser contínua, de modo a satisfazer os anseios dos clientes que estão em constante mudança, por isso, deve ser realizada por experimentação rápida. Esse fenômeno pôde ser observado durante a pandemia do Covid-19, no qual, a maioria, senão todas, as formas tradicionais de negócio tiveram de se reinventar. 

Também conseguimos ver, como durante a história as ideias podem se modificar, como neste artigo da EJUR, que exemplifica como a figura do empresário se modificou. 

No livro Transformação Digital de David L. Rogers, o autor explicita essa  necessidade da dinamicidade: 

“Se sua empresa não tirar proveito de uma nova oportunidade de oferecer valor aos seus clientes, alguém mais o fará”. 

Com a criação de um ambiente “on-life”, segundo Hoffmann-Riem Wolfgang no seu livro Teoria Geral do Direito Digital, a internet funciona e continuará funcionando de maneira mais integrada ao cotidiano. Atualmente, não se pensa mais sobre transferências bancárias presenciais, ou pedir comida ligando no telefone fixo do restaurante, mas sim, a automação desses processos que acontecem ao alcance de alguns poucos cliques. 

Esta é uma das características marcantes da Web 4.0: a internet funcionará de forma integrada, possibilitando que empresas adicionem serviços aos seus pacotes sem precisar fazer drásticas instalações de hardwares.

Contudo, se observa que não só os clientes terão suas vidas facilitadas. Com o uso de novas tecnologias a facilitação de diversos processos como controle de estoque, desperdício de comida, falta de produtos, a apresentação dos produtos e diversos outros aspectos serão mais eficientes com o uso de melhores ferramentas. 

Como já dito anteriormente, o foco, portanto, estará em como conquistar e manter a alta qualidade visando a clientela. A concorrência será feroz, já que tudo é centrado no consumidor e o acesso a ofertas será instantâneo, o foco é tornar a visualização e a experiência do cliente ainda mais atraente. 

 Então como aproveitar a aplicação da tecnologia da melhor maneira para o desenvolvimento do seu empreendimento? 

Em seguida, vamos apresentar apenas algumas estratégias que podem ser aplicadas dentro do seu negócio, que podem trazer o desenvolvimento das vendas e engajamento. 

Inbound Marketing 

O Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para o seu público-alvo específico, permitindo que os seus clientes venham até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem, facilitando a propagação do seu conteúdo. 

Hoje em dia, o consumidor tem acesso a todo tipo de plataforma, formas de consumir, conteúdo e etc. Criar, conquistar, dentro do ambiente da internet, um caminho para que o seu público-alvo decida absorver o seu produto, é a melhor forma de seduzir seu cliente. Daí surge a importância de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e índices de performance. 

Colocando de melhor forma, o Inbound Marketing é uma metodologia baseada no contato “indireto” entre empresa e consumidor, usando o conteúdo para atrair a atenção, em vez de anúncios, contato direto através de e-mail ou outro canal, o que gera menos engajamento. No Inbound, a comunicação é aberta, o custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma mais rápida e precisa. 

Dessa forma, algumas das vantagens de aplicar o método Inbound são:

  • Alcance do público certo: nas vendas, nem sempre a quantidade se reflete na qualidade dos anúncios. Saber para quem você vende e para onde se direcionam seus esforços te dará um retorno muito maior.
  • Aproximação com seus clientes: por oferecer um produto/conteúdo que é relevante na vida da sua persona, isso cria um sentimento de proximidade, fazendo com que seu público esteja mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas. 
  • Ciclo mais curto de vendas: o ciclo de vendas é o tempo que seu negócio gasta desde o contato inicial até o fechamento das vendas. Uma das utilidades mais interessantes do Inbound é que, quando você oferece o produto certo para o cliente certo, as chances de fechar o negócio aumentam. 

Esses são apenas alguns dos aspectos do desenvolvimento do marketing on-line que podem ser aproveitados no seu negócio. Aprofunde seus conhecimentos em Inbound Marketing e aplique as estratégias. 

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Dados 

Um aspecto e desafio incrivelmente importante da aplicação da internet no dia a dia é como os dados extraídos podem ser utilizados da melhor maneira possível. 

De acordo com David L. Rogers, cinco princípios devem orientar qualquer empresa no desenvolvimento de sua estratégia de dados. São eles:

  1. Reúna diversos tipos de dados
  2. Use os dados como camada preditiva na tomada de decisões;
  3. Aplique dados à inovação de novos produtos;
  4. Observe o que os clientes fazem, não o que dizem;
  5. Combine os dados entre os departamentos.

Dessa forma, podemos observar que os dados dentro da internet podem fornecer informações extremamente valiosas, extraem os desejos, vontades dos clientes, em quais produtos eles clicam com mais frequência, quais são os maiores meios de fluxo, de onde vem e para onde vão. 

Ainda sim, para converter esses dados em valor para a empresa, a ferramenta “Gerador de Valor dos Dados” têm 5 passos: 

  1. Definir área de impacto e indicadores-chave de desempenho;
  2. Selecionar seus próprios paradigmas de valor;
  3. Gerar o conceito;
  4. Fazer auditoria dos dados;
  5. Elaborar um plano de execução

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Adaptação 

Nada mais esclarecedor do que enfrentar uma pandemia e ter todos os processos cotidianos virados de cabeça para baixo. Os grandes teóricos de Marketing e Tecnologia, como Philip Kotler, David L. Rogers, Paul Boag, Mark Zuckerberg e tantos outros afirmam que não há motivo para continuar fazendo as coisas como “nos velhos tempos”. 

O contato humano foi extinto por 2 anos e os processos precisaram ser modificados e inovados ao mesmo tempo. Temos em mente, portanto, que tornar algo inovador não quer dizer a mesma coisa que reinventá-lo do zero, mas sim realizar mudanças significativas. 

Dessa forma, instituir um processo seletivo, que implemente softwares que filtram candidatos, em um banco de dados robusto, com base no perfil desejado para determinada vaga, é se inovar e adaptar. 

Instituir um banco de dados na área da saúde para que os médicos acessem prontuários de forma eletrônica, laudos digitais e históricos de doença de todo mundo, é inovar. 

Instituir um programa de ensino a distância que fornece atendimento especializado, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno, aproximando os conteúdos à realidade do estudante, além de ofertar conteúdos compartilhados, que possibilitem uma edição colaborativa, é TAMBÉM inovar. 

Por isso, observamos que estar por dentro das tendências do mercado, das novas possibilidades de estratégia que se adaptem melhor às diversas realidades é o ponto central da transformação digital e da aplicação de novas tecnologias, porque, mesmo que essas tecnologias já existam, se não forem aplicadas de forma relevante para o contexto, as mesmas se tornar obsoletas rapidamente. 

Conclusão 

Conseguimos observar, portanto, como o mundo digital torna o mundo real, dos negócios e da vivência humana mais volátil, incerto, complexo, ambíguo e diverso. Assim, fica difícil para qualquer empresa ou negócio prever os cenários futuros. 

Com base nisso, a transformação digital torna o acompanhamento mais ágil e capaz de se adaptar às instabilidades do mercado. O desenvolvimento dessas capacidades não consegue advir de um planejamento engessado, daí a sua importância. 

Portanto, tudo começa com uma nova mudança cultural, que busca instituir na organização uma nova mentalidade, que implicará em novidades na estrutura da empresa, mas também, principalmente em seus processos. 

O incentivo à inovação e criatividade, além do cultivo do consumo, da aproximação entre ideais de empresa e cliente, e flexibilidade para se adaptar às constantes mudanças no mercado e nos hábitos de consumo são características inseparáveis para o desenvolvimento do seu negócio na atualidade. 

Gostou de se atualizar sobre as tendências do mercado digital? 

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