Exportado diretamente dos termos técnicos da economia, o Valuation vem sendo muito popularizado nos últimos tempos, principalmente graças ao programa de investidores-anjo Shark Tank – programa que tem como objetivo conectar negócios em estágios iniciais com grandes investidores do mercado nacional.
Valuation nada mais é do que a avaliação de quanto seu negócio vale no mercado. No programa citado, muitas empresas e startups acabam pecando na hora de avaliar o seu negócio por não se atentarem adequadamente para a realização do valuation.
Quer saber mais detalhadamente a respeito de como é a avaliação de uma empresa através do valuation? Clique aqui.
O tema é cada vez mais atual e emergente. Segundo reportagem do Diário do Comércio, as fusões e aquisições no ramo empresarial podem alcançar valor recorde no ano de 2021:
“O início do ano já deu uma amostra desse apetite. Segundo a consultoria Dealogic, que coleta dados do mercado financeiro, já foram realizadas neste ano até aqui US$ 52,1 bilhões em operações de fusões e aquisições no Brasil, superando o valor de todo o ano passado, que foi de US$ 45,9 bilhões”
Leia a reportagem completa no Diário do Comércio através do link.
1. Origem
Antes do crash da bolsa de valores em 1929, não havia um método específico para mensurar o valor de uma empresa no mercado. O método se baseava simplesmente na hipótese e na proposta.
Após o fim desta crise, se inicia a análise do valor de mercado de um negócio a partir de seus números e dados, tendo como objetivo, o conhecimento da melhor forma de se investir em uma empresa.
Mas com o tempo, foi-se percebendo que uma análise somente quantitativa dos números corporativos falhava muitas vezes em apresentar resultados críveis sobre o valor de mercado da empresa. Foi então que começaram a surgir métodos que analisam estes mesmos dados de uma perspectiva mais qualitativa, observando agora o potencial, a gestão e também as metas que elas procuravam atingir.
Importância do Valuation
Deve-se sempre lembrar que nenhuma avaliação financeira de um negócio pode ser dada com exatidão e nem estimar o valor real dele. Isso ocorre pois todo tipo de avaliação é tendencioso em algum grau, pois as informações utilizadas muitas vezes divergem.
Não se refere também à análise expressiva de dados quantitativos, como pudemos aprender com a história. Quanto mais dados forem analisados nesse processo menos preciso se torna a previsão de valor estimado da empresa.
Mas afinal, por que você deve avaliar sua empresa utilizando essa técnica?
A realização do valuation se mostra fundamental em inúmeras situações na hora de posicionar uma empresa no mercado. Através dele, é possível comprovar a habilidade dos gestores de gerar riqueza para futuros acionistas ou interessados na compra do negócio – pois graças a essa estratégia é possível apontar qual é o valor adequado para a precificação.
Vale ressaltar também a relevância do tema quando se dissolve uma sociedade, se fundem empresas e até para incorporação de um negócio menor. É importante destacar que o valuation se refere ao preço estimado dos ativos da empresa quando ela é transacionada, ou seja, quando ela muda de proprietário. Há outras maneiras de se avaliar seu business, mas para as situações citadas acima, nenhuma se mostra tão segura quanto o valuation.
3. O que agrega valor a uma empresa?
Para que o mercado considere avaliar seu negócio, é necessário não somente uma ideia ou alta demanda e venda, pois apesar de serem fatores que geram e fazem circular capital, não são suficientes para agregar valor para a marca.
O fato de um produto ser acessível, ou seja, com uma maior distribuição e abrangência, contribui muito para que o valor de uma marca seja maior perante o mercado. Um produto ou serviço que além de criativo é também de fácil acesso contribuem muito, pois o mercado consumidor precisa saber onde adquirir o oferecido e a preferência é que, principalmente nos dias atuais, ele possa encontrar sem dificuldades – seguindo o preceito básico da oferta e demanda, em que quanto mais se encontra e procura o produto, mais alto será seu valor.
Existem também outros fatores a serem considerados como a qualidade do produto de mercado. Cumprir adequadamente aquilo que se oferece é essencial para a boa fama da empresa e agrega valor na hora de se precificar.
O custo do atributo ofertado pela marca, é também um item a ser considerado no valor agregado em empresas. O preço estabelecido deve corresponder com a expectativa do consumidor sobre o que é oferecido e também no marketing realizado sobre o que será ofertado. Caso este princípio seja violado, acarretará em uma imagem negativa do negócio, o que diminuirá as vendas e por consequência irá reduzir o valuation da empresa caso ela entre em vias de ser transacionada.
Importante dizer, que estas características não são analisadas especificamente no valuation, entretanto, são influenciadoras diretas no fluxo de caixa e também do parâmetro subjetivo da posição da empresa no mercado, o que torna a análise tão complexa em distintos métodos.
4. Dispositivos Legais
Repare que, entre os casos em que o valuation é mais aplicável, o direito está amplamente relacionado. Toda a fase de transição de uma empresa de um dono para outro envolve inúmeras faces jurídicas.
Para que o processo de fusão ou aquisição de uma empresa seja bem sucedido perante o CADE (Conselho Nacional de Defesa Econômica) e rentável para ambas as partes, é imprescindível contar com um um bom acompanhamento jurídico. O direito estará presente em todas as etapas do processo. Qualquer imprudência neste âmbito pode acarretar diversas complicações com a justiça, podendo invalidar todo negócio desenvolvido.
Conheça mais o CADE através do link.
Para quê correr riscos desnecessários?
Agregado a isso, envolvem-se também inúmeros aspectos tributários e financeiros que necessariamente têm que passar pelo crivo legal. É, não tem como fugir! As competências do judiciário estão amplamente difundidas no campo empresarial brasileiro. Por isso, é muito importante estar atento ao direito antes de colocar sua empresa em jogo!
Muitas vezes novos negócios e startups se esquecem destas coisas e acabam se complicando desnecessariamente em uma fase tão importante para eles.
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5. Preste Atenção!
Portanto, antes de fechar o seu contrato, vale a pena ter todos os valores estipulados corretamente para não haver arrependimentos. Por isso, nada mais adequado do que contratar uma assessoria jurídica adequada, para que seu negócio seja avaliado por exatamente o preço que ele vale.
Gostaria de saber mais sobre assessoria jurídica?
Confira esse conteúdo da EJUR! Um artigo recomendável para essa finalidade é “Saiba o que a assessoria jurídica pode fazer pelo seu negócio”.
A realização de um bom valuation com um acompanhamento legal de qualidade é uma verdadeira receita para o sucesso de todas as partes!