EJUR Soluções Jurídicas

Você sabia que conforme levantamento do IBGE seis a casa dez empresas fecharam antes dos cinco anos de atividade?  

Sendo assim, percebe-se que a maioria das empresas que acabam de abrir possuem planejamentos escassos ou até inexistentes, comprometendo a gestão do negócio como um todo.

Para que isso não ocorra, parcerias são extremamente importantes no processo de implementação de uma empresa, nesse sentido, um programa com outras pessoas do ramo e mentorias pode ser o ambiente ideal para criar uma startup de sucesso.

É neste cenário que surgem as incubadoras e aceleradoras de startups. Elas fornecem apoio a estas empresas através de práticas de coaching, treinamentos, programas de incentivos, consultorias, workshops, dentre outros.

Entretanto, atenção!   

Incubadora e Aceleradora não são a mesma coisa!

Ambos os termos possuem objetivos diferentes que dependem do estágio em que a empresa se encontra.

Vamos entender mais sobre o assunto? Venha com a EJUR.

O que é aceleradora de Startups?

O termo aceleradora de Startups é bem sugestivo e refere-se a uma organização que “agiliza” o crescimento de uma empresa com o poder de escalabilidade em seus primeiros anos.

Funciona como uma ferramenta promotora, nesse sentido, oferece vários artifícios para alcançar esse objetivo, como mentorias, aporte financeiro, rede de contato com outros empreendedores, dentre outros.

O intuito é viabilizar o desenvolvimento rápido das empresas aceleradas, a fim de alcançar seu território no mercado, diferente de uma incubadora, que o foco principal é despertar a inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Como é seu funcionamento?

Para fazer parte de uma aceleradora de startups, o negócio deve fazer sua inscrição de acordo como o tipo de atividade realizada, participar de um processo seletivo e, caso o projeto seja selecionado, se inicia a aceleração.

Cada aceleradora tem critérios de seleção específicos para seu programa de aceleração e, por isso, muitas delas fazem editais que descrevem como o processo será executado, contendo os critérios de avaliação e os requisitos para participar das análises. Geralmente, as aceleradoras de startups dão prioridade para ideias inovadoras e com maior chance de retorno financeiro.

As startups selecionadas para o processo de aceleração assinam um contrato de divisão de lucros com a aceleradora e, em contrapartida, recebem um investimento para suas necessidades mais urgentes do negócio e orientações de especialistas.

No decorrer do processo de aceleração, a startup e sua equipe recebem orientações para diversas áreas da gestão, treinamentos, fazem conexão com outras startups e, a partir dessas experiências, desenvolvem seu negócio de forma mais intensa.

Vantagens

As aceleradoras oferecem diversas vantagens para uma startup:

  • Definição e validação da ideia: dentro de uma aceleradora há todo o suporte por especialistas a fim de validar e aprimorar o modelo de negócio, para alcançar novos patamares.
  • Acesso a investidores: as aceleradoras oferecem oportunidades de investimentos, que podem ser difíceis fora desse contexto.
  • Espaço de trabalho e suporte técnico: muitos programas de aceleradoras oferecem à startup o todos os meios necessários para a realização dos serviços.
  • Suporte comercial e ‘networking’: geralmente, esses programas possuem o suporte necessário para levar os clientes às empresas através de canais de marketing. Além disso, dispõem de com uma rede de contatos que permite às startups compartilhar seus conhecimentos com outros projetos do mesmo setor ou estabelecer trabalhos conjuntos.
  • ‘Mentoria’, aconselhamento e treinamento: usualmente, os programas aceleradores fornecem todo o conhecimento necessário em forma de mentorias e treinamentos, para o bom andamento e desenvolvimento da empresa.

Agora que já sabemos como a Aceleradora de Startup funciona, vamos entender o que realmente é Incubadora de Startups?

O que é Incubadora de Startups?

Assim como as aceleradoras de empresas, uma incubadora é um programa como objetivo de dar todo suporte necessário a um empreendimento em suas etapas iniciais. Em geral, esse tipo de organização encontra muito espaço dentro de instituições de instituições de ensino, hospitais e bancos.

Nesse sentido, o suporte financeiro pode ter origem no setor público ou privado, que busca desenvolver a inovação com o intuito de atender a uma necessidade da população. Logo, a tratativa com incubadoras tende a ser burocrática e depende de um planejamento sólido para a sua execução.

Durante o processo de incubação, a empresa contará com todo o acompanhamento necessário para seu bom funcionamento, os responsáveis recebem toda a capacitação necessária para administrar a empresa de forma independente. Geralmente esse processo leva de 1 a 2 anos, variando a depender das características e necessidades da empresa.

Vantagens:

As principais vantagens de uma incubadora de startups, é:

  • Criação de networking;
  • Acesso a instalações para trabalho e produção a um baixo custo;
  • Opções de financiamento e injeção de capital;
  • Suporte durante a etapa de pesquisa;
  • Acompanhamento constante do desempenho;
  • Oportunidade de qualificação e aprendizado sobre a gestão de um negócio.

Mas afinal, qual a diferença entre elas?

Quais as principais diferenças entre Incubadoras e aceleradoras?

As incubadoras e aceleradoras de empresas têm diversos pontos em comum, ambas têm como objetivo principal o desenvolvimento e crescimento de negócios com ideias inovadoras. Entretanto, existem diferenças entre as duas organizações:

Incubadoras

  • Apoiam pequenas empresas de acordo com alguma necessidade governamental, por exemplo: um negócio de telecomunicação em um estado que precisa de expansão nessa área;
  • Precisam de um plano de negócio mais estruturado para conseguir apoio público;
  • Podem proporcionar espaços físicos a um baixo custo;
  • Acompanham as empresas por um período maior;
  • Ajudam empresas desde o seu lançamento no mercado;
  • Lideradas por gestores com experiência em mediar poder público, universidades, empresas;
  • Baseiam-se no modelo tradicional de consultoria.

Aceleradoras

  • Não são focadas em uma necessidade prévia, mas em empresas que tenham o potencial para crescer muito rápido. Justamente por isso, aceleradoras buscam startups escaláveis, e não somente uma pequena empresa promissora;
  • Não têm a possibilidade de proporcionar espaços físicos;
  • Contam com programas de curta duração, cerca de quatro ou oito meses;
  • Se dedicam a ideias que já estão em desenvolvimento;
  • São geridas por empreendedores ou investidores;
  • Organizam-se com sessões de mentorias, sejam em palestras ou conversas.

Qual o modelo certo para minha empresa?

Como falado anteriormente, ambos os programas possuem suas vantagens e desvantagens, se encaixando melhor dependendo dos objetivos do seu negócio.

De forma sucinta, se sua empresa está em busca de uma inovação radical ou de um modelo de negócios escalável e repetível, procure uma aceleradora.

Mas se o seu modelo de negócios é baseado na economia tradicional ou se a sua necessidade é por espaço físico, é provável que o ideal seja procurar uma incubadora. E ainda, se você está vinculado a alguma instituição de ensino as incubadoras são ótimas opções para transformar a sua pesquisa em um negócio, contando com todo o apoio e estrutura.

Independentemente de qual das duas escolher, o importante é saber que esse tipo de apoio pode trazer benefícios significativos para seu negócio, além de possibilidades de expansão e investimentos.

Ainda com dúvida? Confira nosso resuminho!

Resumindo

Em tese, as aceleradoras de startups são mais recomendadas para negócios que estão com dificuldades de gerenciamento e precisam de amadurecimento nesse sentido, já incubadoras buscam apoiar pequenas empresas de acordo com alguma necessidade regional, utilizando de verbas públicas para investirem. Como falamos antes, o modelo certo dependerá dos objetivos do seu negócio!

Conheça Nossas soluções para micro e pequenas empresas: Clique aqui

Por fim, a EJUR vem para facilitar a vida de empreendedores que desejam inovar e fazer a diferença sem desrespeitar a legislação vigente, fornecendo uma atuação preventiva contra eventuais entraves jurídicos, transmitindo segurança à tomada de decisões de sua empresa.

Se quiser saber mais sobre como manter seus documentos em dia e, assim, evitar, por exemplo, o fechamento de seu empreendimento, você já sabe: entre em contato conosco!

Alguma dúvida? A EJUR estará sempre à disposição!

Clique aqui para saber o que a Consultoria Jurídica pode fazer por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?