EJUR Soluções Jurídicas

Logo EJUR Branco

Entenda como a EJUR pode te auxiliar para tornar seu negócio viável.

  • O conceito de startup

Startups são empresas que acabaram de iniciar suas atividades em um determinado seguimento, possuindo como diferenciais a utilização de tecnologias para fomentar seu negócio e o potencial de alto crescimento em um curto período de tempo. Importante dizer que as startups também apresentam um baixo custo de fundação e posterior manutenção, sendo que a tecnologia é uma das grandes aliadas para que os custos da empresa se mantenham abaixo da média do mercado.

O processo de nascimento de uma empresa com essas características costuma seguir o seguinte rito: um empreendedor, ao analisar a sociedade na qual está inserido, nota que uma melhoria pode ser feita em relação a um determinado segmento, como por exemplo a mobilidade urbana, a entrega de alimentos, o aluguel de imóveis, entre outros. A partir dessa ideia, o empreendedor buscará formas eficientes para implementar seu negócio, como o desenvolvimento de aplicativos, a conquista de investidores-anjo e a pesquisa da demanda do mercado para seu serviço.

As startups estão associadas a um alto grau de risco, sendo que o seu destino normalmente se resume a dois resultados prováveis: a escalabilidade, isto é, a capacidade de gerar receitas de forma muito rápida ou a falência. Muitas das empresas mais valiosa da atualidade um dia foram startups, como a Uber e a Airbnb. Vale notar que essas empresas na realidade não criaram uma coisa inteiramente nova e sim trouxeram melhorias para atividades que já existiam como a mobilidade urbana e o a hotelaria, respectivamente.

  • Startups no mercado brasileiro.

Ao contrário do que se costuma imaginar, o desenvolvimento e evolução de grades startups não é só coisa do mercado estadunidense. Atualmente o Brasil apresenta uma economia promissora para esse tipo de empresa, contando com mais de 10 mil startups, segundo dados da Abstartups e 8 unicórnios, de acordo com uma pesquisa divulgada pela  Mckinsey & Company. A denominação unicórnio é bem sugestiva, pois refere-se a startups com valor de mercado superior ou igual a US$ 1 bilhão, fato tão raro como avistar um animal fantástico. Entre as empresas brasileiras que se enquadram nesta classificação, podemos citar a 99, Nubank, Movile, Stone, PagSeguro e Gympass.

Lembra do elevado grau de risco inerente à atividade das startups? Um dos tipos de capital responsável por financiar a atividade dessas empresas é denominado venture capital e este também vem apresentando melhoras de disponibilidade. No ano de 2018 foram investidos US$ 1,3 bilhão desse tipo de recurso no Brasil, valor 51% superior ao ano de 2017, segundo dados da Associação Latino-Americana de Private Equity e Venture Capital.

São Paulo é o estado brasileiro que lidera o ranking nacional com o maior número de startups, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na região do bairro de São Pedro em Belo Horizonte (MG) existe uma comunidade denominada San Pedro Valley, devido à alta concentração de startups. Atualmente a comunidade está espalhada por toda a cidade e uma de suas principais características é a integração.

  • E o que a EJUR pode fazer por sua startup?

Se você gostou da ideia por trás das startups e pensa em abrir uma empresa nesse ramo, saiba que a EJUR possui uma equipe preparada para te auxiliar juridicamente durante todo o processo de consolidação da sua empresa. No nosso portfólio, podemos destacar o registro de marca e o contrato de mútuo conversível. Aquele confere proteção jurídica à sua propriedade intelectual, impedindo que terceiros se apropriem da sua marca indevidamente. Já este está relacionado ao aporte de capital que será necessário para o desenvolvimento de sua empresa.

Clique aqui para saber mais sobre  as Vantagens do Registro de Marca para Startups.

Basicamente, o contrato de mútuo conversível garante, após certo decurso de tempo, o empréstimo de um determinado valor por parte do investidor à startup em troca da possibilidade de receber a devolução do empréstimo com as devidas correções monetárias ou converter a quantia que deveria ser recebida em uma parte do capital social da startup, isto é, quotas ou ações.

Clique aqui para conhecer mais Dois Contratos indispensáveis para Startups!

Por hoje é só!

Fique ligado no blog da EJUR para saber mais sobre direitos do consumidor, assessoria para empresas e as novidades do mundo jurídico. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *