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1. O que é a internacionalização?

A internacionalização é o processo de expansão da atuação de uma empresa no exterior, que pode ocorrer de diversas formas. Essa atuação pode ser simplesmente a exportação de um produto para um país próximo. Por exemplo, uma empresa que produz vinhos começa a exportá-los para o Uruguai. Como também pode ser a abertura de uma unidade industrial na China -repetindo o exemplo citado acima- essa mesma companhia pode produzir vinhos na Itália.

A internacionalização ainda pode ocorrer no setor de serviços, como uma empresa de consultoria que abre um escritório em Xangai para atender clientes na Ásia.

Ainda existem outros vários modelos de internacionalização, mas falaremos deles em breve.

Uma empresa que obtém êxito no processo de internacionalização tem grandes chances de alavancar seus lucros, contudo esse processo precisa ser muito bem pensado e arquitetado, uma vez que, adequar-se a um novo conjunto de leis, uma cultura diferente e conquistar um público desconhecido pode ser complexo.

Por isso, ao longo deste artigo iremos desmistificar e descomplicar o processo de internacionalização.

2. Razões para internacionalizar

  • Valorização da marca

Ao enfrentar as adversidades de outros mercados, a empresa pode se tornar referência no ramo. Como consequência, a empresa se consolida e fortalece sua visibilidade globalmente.

  • Saturação do mercado interno

Se posicionar no mercado nacional pode ser difícil, dado as peculiaridades do sistema brasileiro: elevada carga tributária, extrema burocratização e a alta concorrência.

  • Acesso a recursos estratégicos

O mercado brasileiro apesar de ser extremamente diversificado, não conta com todos os recursos necessários para o desenvolvimento pleno de uma empresa, ao internacionalizar pode-se ter acesso a outros recursos, tais como: obra-prima de maior qualidade ou melhor preço, mão de obra especializada e know-how de outras empresas são alguns exemplos.

  • Reduzir carga tributária

A lei brasileira oferece diversos incentivos tributários para empresas brasileiras que exportam seus produtos. O drawback, por exemplo, permite isentar impostos sobre materiais que serão utilizados para fabricar um produto que virá a ser exportado.

Saiba mais sobre o Drawback acessando a página do Siscomex (Sistema Integrado do Comércio Exterior) 

  • Diversificação de clientes e mercados

Do ponto de vista econômico, o Brasil está distante de ser um país estável, nos últimos 50 anos, passamos por diversas crises que varreram milhares de companhias do mercado. A internacionalização pode proteger sua empresa das oscilações do mercado nacional, uma vez que o capital da companhia não estará concentrado em uma só região.

3. A internacionalização é para a minha empresa?

Sim! A internacionalização é para todas as empresas, há várias maneiras de realizá-la, desde oferecer serviços via internet até abertura de filiais ao redor do globo. Abaixo, citaremos algumas das principais maneiras de ver sua empresa globalmente.

4. Tipos de Internacionalização

  • Exportação

Modelo mais simples e menos arriscado de internacionalização, consiste em fornecer produtos e/ou serviços e revendê-los em outros países.

  • Importação

Num mercado extremamente concorrido, trazer insumos, tecnologias ou mão de obra de outro país pode ser vantajoso do ponto de vista competitivo. Além disso, se, posteriormente, o produto ou serviço vier a ser exportado pode se beneficiar do drawback.

  • Joint Ventures

Associação temporária entre duas empresas que têm um objetivo em comum. É uma estratégia que permite dispor de um parceiro que já conhece o mercado estrangeiro.

  • Digitalização

Num mundo globalizado e conectado, estar presente no ambiente virtual tornou-se exigência. A digitalização permite a redução de custos e a desburocratização; além disso, pode trazer ganhos consideráveis e oferece mobilidade à empresa. É uma das formas mais eficientes de encontrar parceiros globalmente sem grandes investimentos e num tempo relativamente curto.

  • Franquia

Tem como fundamento, a cessão do direito de exploração da marca, a comercialização de produtos ou de seu sistema de negócio a um empreendedor. Compensatoriamente, o franqueado paga participação nos lucros.

Saiba mais sobre o modelo de franquias acessando esse artigo da EJUR

5. Etapas para a internacionalização

  • Traçar uma estratégia

A internacionalização é complexa, por isso, precisa ser estratégica. É vital que o controlador reflita sobre os porquês dessa decisão e tenha clareza do que direciona a empresa para outros mercados. 

  • Área de atuação

Após a primeira etapa evidenciar como a internacionalização pode ser positiva para os negócios da empresa, é necessário identificar quais as áreas mais adequadas para atuação. Antes de investir capital e tempo na internacionalização da companhia, é indispensável ter certeza de qual local poderá ser mais benéfico para a empresa.

  • Estudo de logística

Para a exportação, a logística é algo vital para a internacionalização.

Como se dará o transporte das mercadorias para o exterior? É necessário escolher um processo confiável, rápido e economicamente viável.

  • Questões Técnicos

Além das questões dos tributos, registros e licenças (que virão a ser tratadas no próximo tópico), cada país estabelece os requisitos técnicos para as companhias comercializarem seus produtos. São alguns exemplos: modelo e composição do produto, informações da embalagem e estocagem.

  • Questões jurídicas

Mesmo que a empresa tenha cumprido todos os requisitos exigidos pelo país de destino, isso não quer dizer que nunca surgirão problemas legais. Se eles são tão frequentes com empresas nacionais, por que não podem ocorrer com companhias multinacionais?

Por isso, é necessário contar com uma consultoria jurídica especializada em questões empresariais.

Para saber mais acerca da importância e vantagens de ter uma consultoria jurídica em seu negócio, clique aqui.

  • Comercialização

Depois da adequação às normas jurídicas, enfim é hora da prática.

Essa etapa é crucial para o sucesso no exterior; a coleta de informações, o aprendizado e a adaptação a partir das experiências são essenciais. Depois de encontrar padrões e se adequar ao novo mercado, é importante manter uma relação saudável com a clientela para fidelizá-la.

6. Cases de sucesso

Embraer

Maior exportadora brasileira entre 2002 e 2005, a EMBRAER (Empresa brasileira fabricante de aviões, jatos, caças, helicópteros e etc.) viu seus lucros decolarem quando intensificou seu processo de internacionalização. Hoje, mais da metade das instalações da EMBRAER se encontram no exterior, sendo 12 no Brasil e 17 fora dele. Os negócios internacionais da companhia representam mais de 90% de seu faturamento.

Localiza

Outro exemplo é a Localiza (Empresa que atua no ramo de aluguel de automóveis), começou sua internacionalização na Argentina em 1992. Hoje, a companhia que optou pelo modelo de franquias, é a maior da América Latina no seu segmento, com mais de 400 franqueados em oito países.

7. Como a consultoria jurídica pode ajudar a impulsionar a atuação do seu negócio no exterior?

A consultoria jurídica desempenha um papel crucial ao fornecer segurança à atuação no exterior, abaixo listamos algumas maneiras pelas quais a consultoria jurídica pode impulsionar seu negócio.

  • Gerenciamento de riscos legais

Operar em um novo ambiente jurídico implica em riscos legais e disputas potenciais. A assessoria jurídica pode ajudar a identificar e gerenciar esses riscos, oferecendo orientação para evitar litígios

  • Proteção da propriedade intelectual

Internacionalizar pode envolver a proteção de marcas registradas, direitos autorais, patentes e outros ativos relacionados à propriedade intelectual.

Por isso, a assessoria jurídica é mister para a saúde dos elementos criativos da companhia.

  • Conformidade regulatória

A consultoria jurídica auxilia na redação, revisão e negociação de contratos internacionais, como contratos de distribuição, acordos de licenciamento, contratos de parceria, acordos de fornecimento e contratos de joint venture. Isso ajuda a garantir que os contratos estejam em conformidade com as leis locais e protejam os interesses da sua empresa.

Nesse contexto, a EJUR pode ajudar a sua empresa oferecendo orientação especializada em questões legais, regulatórias e contratuais relacionadas às operações internacionais.

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