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No período anterior à invenção do telefone um instrumento dominava o mundo da comunicação: o Telégrafo. Ele era um aparelho que podia conectar dois pontos através de uma complexa e densa rede de fios, ligavam pessoas mesmo que distantes entre si. o Marketing e o telégrafo podem parecer coisas completamente diferentes, mas se encontram em diversos momentos, inclusive no próprio conceito. 

O marketing, assim como o telégrafo, é um mecanismo complexo de comunicação que interliga os dois principais agentes de uma relação comercial: a empresa e o consumidor. 

1. O que é Marketing?

É comum as pessoas pensarem no marketing de um jeito quase platônico, afinal, parece só mais um termo inglês usado naquele mundo dos grandes negócios. Ele é tratado como se fosse uma ferramenta exclusiva ao mundo das grandes companhias, como Disney, Amazon, Coca-Cola…e muitas outras. 

Mas na realidade o Marketing é, como foi dito, um fio condutor essencial entre o consumidor, agente da compra, e o vendedor. Independentemente do tamanho, da relevância no mundo negocial, do capital social, do corpo de colaboradores e do número de vendas. 

Por isso, fruto de sua complexidade, achar uma única definição para Marketing é impossível, mas a que mais se aproxima dela é a trazida no dicionário da Associação Americana de Marketing:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e sociedade de forma geral”

American Marketing Association, 2013

Portanto, o marketing é instrumento para alcançar os propósitos mais fundamentais de um negócio, os quais são alcançar os clientes e satisfazê-los, tornando essencial para qualquer empresa focada na conexão companhia-cliente.

2. Um breve histórico do marketing

Marketing é um fenômeno que se alterou ao longo da história, tendo como base fundamental o relacionamento vendedor/empresário e o consumidor/cliente. O marketing conhecido como 1.0 é o mais primitivo e considerava o cliente um simples agente, aquele que deposita o dinheiro para realizar a aquisição de forma completamente objetiva. Essa forma de fazer Marketing também ficou conhecida pela falta de alternativas, obrigando o cliente a escolher entre um produto X ou Y. Um exemplo clássico é o dos carros Ford que no começo do Século XX traziam apenas a cor preta em suas opções.

O marketing 2.0 passa por um considerável refinamento, marcado pela reflexão acerca do público cujas estratégias devem ser dirigidas, também conhecido por público-alvo. É nesse marketing que se encontra as bases do marketing atual, pois não existe como vender um produto e satisfazer um cliente sem saber quem ele é, seus gostos, interesses e padrões de consumo.

O Marketing 3.0 já avança profundamente nessa busca por público-alvo, traçando os princípios de uma relação de proximidade com aquele que compra/usa o serviço, passando a buscar uma conexão mais profunda com o consumidor. Mesmo soando de forma bem parecida com as novas estratégias de marketing, resta um detalhe que separa o marketing 3.0 do 4.0: a existência do mundo digital (redes sociais, os mecanismos de busca e a economia compartilhada)

Em resumo, o marketing 4.0 conecta a estratégia intimista de aproximação dos agentes do negócio de forma horizontal e um mundo cada vez mais digital e tecnológico, em uma definição trazida pelo Edmir Kuazaqui na obra Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas: 

“(…)a empresa deve estar toda dimensionada de modo a estruturar, utilizar e principalmente fazer o consumidor perceber que a tecnologia não é o fim, mas uma forma e um meio com que a empresa atende de maneira diferenciada as necessidades e desejos do seu consumidor.” (KUAZAQUI, p. 5, 2019)

2.1 Netflix: exemplo de marketing 4.0 de sucesso

Nessa estratégia de Marketing destaca-se a estratégia de empresas como a Netflix. A gigante do streaming constantemente entra em contato com seus clientes em uma forma de horizontalidade e isso, claramente, acaba gerando resultados. Falando em números, segundo pesquisa recente da Forbes, entre as 10 contas de Instagram mais engajadas do mundo, 3 são da Netflix (3ºNetflix US, 4ºNetflix Brasil, 10ºNetflix Latinoamérica

3.O pequeno empresário e o marketing 4.0

Por isso, o marketing 4.0 deve estar entre as pequenas empresas, mudando a forma pela qual muitas delas ainda se comunicam com sua clientela: na total impessoalidade, objetividade e frieza. 

Muitas empresas de pequeno porte ou microempresas não estão totalmente inseridas no mundo digital ou, quando inseridas, ainda mantém um relacionamento vertical com seu público, opondo-se ao que pregam as mais modernas estratégias de marketing. 

Quando alguém interagir no seu post do Instagram, trate com bom humor, responda, faça aquele possível cliente se sentir em pé de igualdade e com prazer em fazer negócio com sua loja ou empresa. São inúmeros os casos de lojas que acabam tendo seus vídeos viralizados na rede social chinesa TikTok e acabam crescendo em vendas. Essa conexão sua com o cliente compõe peça fundamental para a não estagnação do crescimento de sua empresa. 

Essas são as únicas formas de crescer em um universo tecnológico, no qual o contato com o celular e a internet deixa de ser algo isolado, mas cotidiano e comum. Aquelas estratégias do passado do rádio e televisão perderam em grande parte seu impacto no mundo em que a grande maioria das pessoas tem um aparelho telefônico e conexão com a internet. Não há forma melhor de chegar aos consumidores que aceitando as mudanças e abraçando o futuro tecnológico.

4.Qual será o futuro do Marketing?

Atualmente uma nova forma de fazer Marketing vem ganhando espaço no meio literário e nas discussões acadêmicas: o Marketing 5.0.

Com o isolamento causado pela pandemia, cresceu a aplicação das inteligências artificiais e algoritmos para aproximar ainda mais o consumidor do vendedor. Isso causou um efeito que dificulta diferenciar aquilo que é vida real cotidiana e o que é propaganda, afinal, ela alcançou um nível no qual as propagandas encontram-se nos mínimos detalhes e fazem parte do que antes representava a normalidade para os usuários das plataformas onlines.

Esse é o marketing que mais processa dados e mais foca no seu público-alvo, um marketing que é individualizado, fruto do puro processamento IA. É nesse marketing que se deve centrar o foco da LGPD,por receber mais dados que qualquer outra fase do marketing já recebeu, tornando ainda mais importante a criação de políticas de privacidades e termo de uso, bem como a necessidade de um acompanhamento jurídico consistente, já que o vazamento dos dados de um cliente pode resultar em graves sanções.

Conheça um pouco mais sobre a LGPD clicando aqui e veja alguns exemplos de sanções.

Outro ponto que se destaca nesse marketing é a preocupação com o universo do consumo e mais preocupado com as esferas sociais. É nesse marketing que comumente se encontra o conceito de Pink Money, que é aproveitar-se de pautas sociais LGBTQIA+ para aumentar vendas, fenômeno que tende a crescer no mês do orgulho (junho). 

Para saber mais sobre Pink Money, clique aqui

5.O elemento fundamental para todo marketing: a marca

Uma empresa sem marca é uma empresa sem unidade, sem algo que a diferencia das outras milhares no mesmo ramo. É comum ver pessoas usando a figura de linguagem conhecida como metonímia, na qual a marca e o produto se confundem, a marca encontra-se maior que seu produto. Alguns exemplos são a haste flexível conhecida por Cotonete e a palha de aço chamada popularmente de Bom Bril. 

É aqui que se torna essencial o registro de uma marca, algo não muito simples, por isso existe a necessidade de assistência jurídica para sua criação frente aos institutos responsáveis de forma eficiente, consistente e legal.

Clique aqui e entenda mais sobre as vantagens de registrar marca com acompanhamento jurídico.

Uma marca presente e forte é fundamental para a eficiência do marketing que fará o cliente ir atrás da sua empresa em busca de um serviço com qualidade e único, acessando suas redes sociais, blog e pesquisando organicamente seu nome em mecanismos de busca, como o Google. 

Veja com mais detalhes os demais artigos que podem auxiliar e tirar suas dúvidas sobre a internet e as novas atualizações do mercado, além de descobrir quais serviços jurídicos a EJUR pode te oferecer!

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