EJUR Soluções Jurídicas

Logo EJUR Branco

1. O novo modelo do advogado no ramo empresarial

Existe um novo modelo de advogados e uma nova forma própria de advocacia que investe muito mais na relação com o cliente. Essa profissão é conhecida como Consultor Jurídico e por ela é possível verificar a preocupação de promover o conhecimento legal para os outros. Dessa forma, surge um advogado que atua com elevados padrões éticos exigidos pelas diversas áreas do direito e não é voltado somente para prestação de serviços para um ramo individualizado e centrado no mundo jurídico. 

Neste novo campo ramificado, a advocacia tem consigo um papel mais preventivo que compactua com as novas necessidades da globalização atual do mercado, e com ela, verifica-se uma grande mudança na atuação do próprio agente do direito que é alocado para fora dos tribunais. Assim sendo, os fenômenos sociais juntamente com o Direito se tornam uma ciência dinâmica e, por isso, é possível a constante transformação.

Para se aprofundar e verificar as disposições legais que regulamentam a consultoria jurídica e a figura do advogado, clique aqui para ler o artigo da OAB na Web.

2. O que é a consultoria jurídica e qual o seu objetivo?

A consultoria é constituída pelos serviços prestados por profissionais do direito e se encontra na Lei nº 8.906/94. Os serviços advindos de advogados ou de escritórios de advocacia são organizados por atividades de orientação e aconselhamento legal para empreendedores, empresas e organizações. 

Nesse sentido, o objetivo principal da consultoria é fornecer informações e diretrizes para que o cliente possa identificar e resolver problemas de acordo com o seu negócio por meio de estratégias que cabem dentro da legislação, apontando questões específicas que vão de acordo com o interesse do cliente e também, propor sugestões e melhorias para impulsionar o seu negócio com a devida qualidade profissional a fim de garantir também uma segurança no meio comercial.

3. A atuação do consultor jurídico

De forma sucinta e objetiva, o consultor jurídico realiza uma análise das problemáticas apresentadas pelo seu cliente, atuando de forma preventiva para cada caso e focando diretamente para questões individuais, transformando-as em soluções e sugestões possíveis. 

O profissional dessa área não atua ativamente dentro da corporação de forma contínua e amplificada, já que o próprio consultor foca somente em situações problemáticas específicas.  

Um dos exemplos práticos que pode ser oferecido para o cliente é a criação ou apresentação de um regimento interno que visa melhorar a funcionalidade do negócio através de regras estabelecidas que elencam princípios, objetivos, entre outros. Esse regimento destaca os direitos e as obrigações entre os seus membros e funcionários.

Outrossim, o trabalho se origina de uma visão de fora da organização do seu cliente, deixando ainda mais evidente a elaboração das atividades de melhoria, uma vez que não há como trazer uma influência interna que atrapalhe a sua função ou o desenvolvimento técnico para a produtividade da empresa, garantindo cada vez mais um verdadeiro direcionamento jurídico capaz de auxiliar na tomada de decisão.

Lembrando que é necessário verificar se o profissional possui a qualificação necessária para construir uma análise rápida e sucinta, capaz de identificar cada problema exposto pelo indivíduo que solicitou os seus serviços.

Quer se aprofundar e conhecer mais sobre os benefícios de se ter um regimento interno na sua empresa? Clique aqui e leia esse artigo completo da EJUR!

4. Como é realizada a atividade da consultoria jurídica?

Após o serviço ser contratado, a consultoria jurídica advém de uma pesquisa aprofundada e focada nas normas legais que irão servir para regulamentar e embasar as decisões estratégicas, tornando possível a elaboração de documentos legais de acordo com as necessidades dos clientes.

 Através da análise de riscos, se buscam alternativas e soluções para as práticas comerciais do indivíduo, da empresa ou da organização como um todo. Além disso, o aconselhamento legal traz os direitos e as responsabilidades de cada envolvido, para prover acima de tudo a segurança jurídica para o negócio tratado.

O trabalho não possui uma ordem certa para realização, uma vez que todo material contribui para garantir o melhor desempenho do negócio e consequentemente cada etapa pode demandar responsabilidades diferentes do próprio profissional.

No momento de escolher uma consultoria jurídica para garantir o bom desempenho da sua empresa, é necessário verificar se a mesma possui capacidade para tirar as dúvidas que dizem respeito a sua empresa e se há recursos suficientes para melhorá-las.

5. A competitividade empresarial e a importância da Consultoria Jurídica

No mundo empresarial, a competitividade é essencial entre as organizações para que a empresa mantenha um crescimento exponencial e, consequentemente, garante saúde financeira tanto para o Estado quanto para sua própria organização. 

Esse fenômeno é responsável pela retroalimentação do mercado e o mantém em constante evolução. Dessa forma, as estratégias e as políticas da empresa devem apresentar aspectos diferenciais para o seu público consumidor. 

Diante disso, a atividade de uma consultoria jurídica possui papel fundamental para a sua organização, já que os serviços oferecidos pela consultoria servem de suporte legal e possuem capacidade de propor a melhor decisão para você, empreendedor, e sua empresa em um momento específico.

O serviço pode ser solicitado a qualquer momento, e ainda a consulta garante o melhor efeito das suas atividades e também, pode trazer uma segurança jurídica no mundo dos negócios, dando mais chances de se destacar entre os concorrentes.

6. 3 motivos principais para você contratar uma consultoria jurídica

Há 3 motivos principais para você contratar os serviços de uma consultoria:

  • Trazer segurança jurídica para o seu negócio, tendo suas ações fundamentadas pela lei:

Uma vez solicitada a consultoria, a confiança e a eficiência para lidar com toda a parte burocrática é assegurada durante todo o serviço, podendo até mesmo economizar no caixa e na boa fama da empresa por não apresentar problemas futuros;

  • Planejamento estratégico:

Obter um alinhamento para alcançar as metas e organizá-las de acordo com os níveis estratégicos, táticos e operacionais, fazem todo o diferencial para se destacar no mundo empresarial;

  • Acesso a informações atualizadas:

As informações estão em constante transformação e dentro de um meio social, significam uma grande mudança em massa, consequentemente, o direito acompanha essa evolução, já que o mesmo não é estático e nem absoluto e se relaciona diretamente com o contexto social. Tendo isso em vista, o advogado sempre se mantém atualizado para capacitar os seus clientes e com isso, manter uma posição de destaque frente à concorrência, o que é de extrema importância  para o mercado.

7. A diferença entre consultoria jurídica e assessoria jurídica

As duas atividades geram dúvidas e muitas vezes podem ser confundidas como sinônimas, pois ambas estão vinculadas ao ramo empresarial e possuem como objetivo principal uma atuação preventiva juntamente com a melhoria do desempenho da empresa ou do negócio dos seus clientes

Dispostas no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei nº 8.906/94.), a assessoria jurídica fornece um atendimento customizado e abrange diversas áreas do Direito Empresarial, sendo capaz de fornecer uma orientação jurídica de forma contínua como conselheiro e identifica e evita os riscos que podem comprometer o seu negócio.

As atividades exercidas pelos assessores jurídicos facilitam muito a vida dos empreendedores que desejam inovar no mundo empresarial. Logo, uma equipe de assessoria jurídica bem preparada é fundamental para o futuro da sua empresa, visto que seus serviços oferecidos podem ir desde a análise do contrato social da sua organização, até o registro da sua marca, entre outros. Verifica-se então que o profissional desta área pode realizar o trabalho de forma ampla e um dos serviços prestados também é valorizado pela verificação dos deveres e das obrigações de cada proprietário.

Quer saber como a assessoria jurídica pode alavancar o seu negócio? Acesse o artigo da EJUR, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?