Em um mundo moderno, no qual a cada momento surge uma nova tendência, é muito importante uma empresa sempre estar à frente das novidades do ambiente digital. Segundo o relatório Digital 2023: Global Digital Overview, a média global de tempo de uso da internet por usuário é de 6 horas e 37 minutos por dia, isso equivale a aproximadamente 100 dias por ano. Nesse sentido, faz-se necessária a discussão acerca de uma marca no ambiente digital, destacando a criação e desenvolvimento de uma identidade e fidelidade com os clientes dentro do direito.
1. Marca
Uma marca é um conjunto de experiências e sensações que o público tem e cria com um serviço ou produto de uma empresa. Ou seja, ela ultrapassa os logotipos, nomes ou identidades visuais, conferindo uma experiência distinta das concorrentes. Nesse sentido é muito importante ter uma estratégia que confira uma identidade ímpar e que cause impacto no público-alvo.
1.1. Gestão de Marca
O objetivo final de todo negócio ou empresa com a criação de uma marca é atrair o máximo de clientes possíveis, para isso é necessário ter uma identidade forte que auxilie e potencialize o gerenciamento com o público-alvo. Deste modo, a estratégia de Branding deve assegurar que a marca irá ter mais destaque e, até mesmo, torná-la líder de mercado.
Para começar a falar de gestão é preciso de uma Plataforma de Marca que nada mais é o conjunto de elementos únicos de sua marca que irá ajudar o cliente a se conectar com ela. Ou seja, uma plataforma de marca é uma maneira de resumir uma explicação de um mercado específico, produto e consumidores.
Um segundo ponto a ser comentado é o Propósito que resumidamente é o motivo de existir. É muito comum que o propósito acompanhe uma frase ou um logo e, até mesmo, se torne um tagline ou um slogan. Por exemplo, o propósito da marca “Guaraná” era fazer um refrigerante, cuja fruta de origem era uma fruta brasileira e o seu slogan hoje se tornou: “O Original do Brasil”.
Ademais, é importante falar sobre os atributos de uma marca que nada mais são que as características dela, ou seja, são ideais inegociáveis e que narram a maneira como você se expressa e como seus colaboradores trabalham. Resumidamente, os atributos ajudam a humanizar a marca e alinhar expectativas.
Por último, é imprescindível comentar sobre o posicionamento da marca. De forma resumida, um posicionamento é entender o seu público-alvo, o que eles precisam, querem e almejam. E assim, perguntar como seu produto ou serviço é relevante para esse mercado específico e se destacar nesse cenário.
2. Identidade
Depois de ter falado sobre a gestão de uma marca, agora vem um dos principais passos para transformá-la em atrativa e séria para o público-alvo: a Identidade.
Mas afinal, o que é uma identidade de marca? É o que faz com que sua empresa seja reconhecida com apenas uma cor ou um símbolo. Para ter uma identidade é preciso, primeiramente, criar um nome e um logotipo.
Ademais, é necessário destacar os pontos essenciais para a construção sólida de uma identidade de marca.
2.1. Identidade Visual
Apesar de um logótipo ser essencial para a construção de uma identidade visual, ele não é o único elemento necessário para o desenvolvimento dessa personalidade de marca.
2.1.1 Cores
As cores auxiliam na construção da identidade, muitas vezes nos lembramos da marca pelas cores. Segundo um estudo do periódico Management Decision, feito em 2006, a maior parte das pessoas decide se vai comprar algo em apenas 90 segundos. Entre 62% a 90% dessas pessoas realizam essa escolha, ainda que inconscientemente, baseada nas cores que vê.
Além disso, é muito importante destacar a questão psicológica das cores, que nada mais é que algumas cores despertam sentimentos específicos ou remetem a determinada sensação. Por isso, é muito importante ao construir sua marca entender o propósito dela, pois, desta forma, é possível escolher as cores de acordo com a mensagem que se deseja transmitir.
Deste modo, a escolha de uma cor é essencial para a identidade visual de uma marca, pois além de ser um modo de identificação, as cores auxiliam na mensagem ou no objetivo que uma marca quer atingir.
2.1.2 Logotipo
Quando o assunto é a identidade visual de uma marca é muito importante falar sobre símbolos, ícones e ilustrações designadas a uma determinada empresa ou negócio. Um logotipo nada mais é que a apresentação gráfica do nome de uma empresa ou marca e tem como finalidade facilitar seu reconhecimento.
Um símbolo faz com que uma marca seja mais facilmente difundida na mente das pessoas e tenha uma maior facilidade de se destacar no mercado, pois o logotipo permite que o público-alvo construa familiaridade e se identifique mais com o seu produto, negócio ou empresa.
2.2 Slogan
A identidade de uma marca não se limita apenas a visual, o slogan, por exemplo, é um ótimo jeito de uma marca se fixar no mercado. O slogan é uma frase simples que dá voz à marca, compartilhando uma ideia ou mensagem que cria uma associação com a empresa na mente do público. Essa frase tem como principal objetivo gerar uma identidade para que a empresa seja facilmente lembrada pelos clientes.
3. Marca e ambiente digital
Quando se fala sobre a criação de um site é muito comum que os interessados sejam uma empresa ou um negócio que pretende vender algum tipo de produto online. No entanto, é muito importante salientar que apesar de seu negócio ou empresa não depender de vendas online, ainda é essencial a criação de um site, pois, desta forma, a empresa garante uma presença digital, podendo ser um destaque em relação às concorrentes. Deste modo, a criação de um site para a sua marca é essencial para fortalecê-la e, até mesmo, criar outros canais de contato entre cliente e empresa.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, produzida pelo Central Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 79% dos brasileiros estão conectados à internet. Além disso, um estudo da Hootsuite, em parceria com a We Are Social, mostra que o Brasil é o segundo maior país a passar mais tempo na internet, em média, são aproximadamente nove horas e meia conectados à internet. Esses dados mostram que o ambiente digital é algo presente cotidianamente na vida de mais da metade da população, assim, a presença da marca digitalmente faz com que ela alcance muitos indivíduos e uma maior rede de clientes ou de possíveis clientes.
Para saber mais sobre Brasil e internet clique aqui.
4. Direito e desenvolvimento de marca no ambiente digital
Como foi visto anteriormente, o desenvolvimento de uma marca envolve muitos elementos, como o desenvolvimento de um nome, slogan e identidade visual. Nesse sentido, para uma empresa ou negócio construir sua própria marca são necessários muitos recursos para desenvolver todas essas bases. Além disso, para uma empresa ou negócio adentrar o ambiente digital é essencial a criação de sites e o uso de plataformas digitais para, assim, disseminar mais facilmente seus produtos ou serviços. Desta forma, a segurança jurídica de todos esses elementos utilizados é muito importante, sendo imprescindível destacar os componentes jurídicos necessários na construção de sua marca.
4.1. Adequação à LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em setembro de 2020 e foi criada para regulamentar o uso de dados das pessoas físicas, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. É por meio dessa lei que é possível saber como utilizar os dados coletados de clientes, público-alvo e visitantes de um site. Ela traz regras a serem respeitadas e busca proteger os dados pessoais de serem utilizados de forma indevida. Assim, a LGPD evita fraudes, vendas dos dados entre outras situações que ferem o direito de privacidade do proprietário dos dados.
Deste modo, a assessoria jurídica é muito importante, pois é importante a sua empresa estar de acordo com os trâmites legais e judiciais, além disso, essa adequação pode ajudar a prevenir de possíveis danos que possam surgir. Assim, quando uma empresa ou negócio tem o objetivo de construir um site na internet para facilitar o contato entre clientes e interessados nos serviços e produtos oferecidos ela deve estar de acordo com a LGPD e para isso é necessária uma assessoria jurídica.
Para se aprofundar mais sobre a LGPD clique aqui.
4.2. Análise de Viabilidade e Registro de Marca
Como já foi dito anteriormente, a marca é um dos principais pontos na criação de uma empresa, assim, é essencial o registro e a análise de viabilidade dela no mercado.
A pesquisa de viabilidade nada mais é que verificar se a marca está disponível para registro e se não há riscos de conflito com outras já existentes. Assim, essa análise é importante para ver a possibilidade de um tipo de nome, símbolo ou identificação comercial serem registrados como marca.
Após a análise de viabilidade, o próximo passo é o registro de marca que é, basicamente, um título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), esse registro assegura que a empresa titular tenha o direito exclusivo de uso da marca em todo o território nacional, além de mais 130 países. Deste modo, o INPI tem a obrigação de impedir que uma marca seja copiada ou usada por terceiros sem autorização.
Ademais, é imprescindível destacar os benefícios do registro de marca. Dentre esses benefícios estão: venda da marca, Indenização por uso indevido, Exclusividade de uso, Licenciamento e franquia.
Entenda mais sobre Análise de Viabilidade e Registro de Marca clicando aqui.
4.3. Política de Privacidade
A política de privacidade diz respeito a como os dados dos usuários serão tratados, o que a empresa pretende fazer com aquelas informações e quais são os limites de segurança para seu compartilhamento.
A política de privacidade é uma maneira de informar ao usuário o que será feito com seus dados e isentar o provedor de qualquer responsabilidade decorrente da falta de consentimento e concordância com esses termos. Geralmente, ela é um processo adotado por um site ou aplicativo, ou outro tipo de provedor de aplicação para tornar transparente sua relação com o usuário.
Para compreender mais a respeito de Política de Privacidade clique aqui.
4.4. Termo de uso
O termo de uso de um site reúne informações que os consumidores devem saber por questões de segurança e de facilidade na navegação. Segundo a Lei n° 12.965/2014, ele deve conter regras de conduta para a utilização da plataforma, eventuais proibições, condições de acesso, proteção da propriedade intelectual do negócio e as responsabilidades de cada um ao utilizar o site. Os Termos de Uso são muito importantes na criação de um site ou plataforma, pois ele garante uma certa proteção jurídica para a empresa, visto que descrevem as ações permitidas dentro da plataforma e dão direitos e deveres para quem acessa e para quem é dono do site.
Para se informar mais acerca dos Termos de Uso clique aqui.
Conclui-se, portanto, a necessidade da assessoria jurídica, principalmente quando o assunto é o desenvolvimento de uma marca no ambiente digital. A assessoria permite à empresa ou ao negócio estar em conformidade com todos os aspectos jurídicos da evolução de uma marca e sua inserção no mercado.
Quer saber mais sobre os benefícios da assessoria jurídica? Clique aqui.
Tem alguma dúvida acerca da criação e desenvolvimento de uma marca no ambiente digital?
A EJUR está à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e te atender!